sábado, 25 de março de 2017

Marcas de chocolate que utilizam trabalho escravo infantil



Em setembro de 2015, foi apresentada uma ação judicial contra 8 empresas (Mars, Nestlé, entre outras) alegando que estas estavam a enganar os consumidores que “sem querer” estavam a financiar o negócio do trabalho escravo infantil do chocolate na África Ocidental.




Crianças entre os 11 e os 16 anos (por vezes até mais novas) são fechadas em plantações isoladas, onde trabalham de 80 a 100 horas por semana.



 O documentário Slavery: A Global Investigation (Escravidão: Uma Investigação Global) entrevistou crianças que foram libertadas, que contaram que frequentemente lhes davam murros e lhes batiam com cintos e chicotes. “Os espancamentos eram uma parte da minha vida”, contou Aly Diabate, uma destas crianças libertadas. “Sempre que te carregavam com sacos [de grãos de cacau] e caías enquanto os transportavas, ninguém te ajudava. Em vez disso, batiam-te e batiam-te até que te levantasses de novo.”






Em 2001, a FDA queria aprovar uma legislação para a aplicação do selo “slave free” (sem trabalho escravo) nos rótulos das embalagens. Antes da legislação ser votada, a indústria do chocolate – incluindo a Nestlé, a Hershey e a Mars – usou o seu dinheiro para a parar, prometendo acabar com o trabalho escravo infantil das suas empresas até 2005. Este prazo tem sido repetidamente adiado, sendo de momento a meta até 2020. Enquanto isto,o número de crianças que trabalham na indústria do cacau aumentou 51% entre 2009 e 2014, segundo um relatório de julho de 2015 da Universidade Tulane.



Como uma das crianças libertadas disse: “Vocês desfrutam de algo que foi feito com o meu sofrimento. Trabalhei duro para eles, sem nenhum benefício. Estão a comer a minha carne.”

As 7 marcas de chocolate que utilizam cacau proveniente de trabalho escravo infantil são:
Hershey
Mars
Nestlé
ADM Cocoa
Godiva
Fowler’s Chocolate
Kraft




Assista ao documentário “O lado negro do chocolate”

9 comentários:

  1. Quando li o titulo da reportagem, pensei que era algo que aconteceu a mais de 100 anos, e derrepente percebo que ainda acontece! A partir de hoje, deixarei de comer chocolate!

    ResponderExcluir
  2. Estou pasma em saber que trabalho escravos com crianças ainda existe,e o pior, os seus causadores ficam impunes !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os causadores são, não apenas os que produzem, mas também todos os que compram...sabe disso não sabe?

      Excluir
  3. Meu Deus o que falta para sabermos e nosespantar com tal atrocidade

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Fico imaginando como que ainda nos dias de hoje ainda se mantém essa atrocidade. São empresas multimilionárias, seria tão bonito se essa crianças tivessem cadernos e lápis nas mãos ao invés de facões. Poderiam ter escolas e seus pais um local de trabalho digno. Será que seria tão oneroso assim?? Já não gosto de chocolate muito menos agora.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Que tragédia acontecendo em pleno século XXI, crianças negras e adultos negros sendo escravos, sofrendo com mais tratos, maldade sem limite! Peço a Deus que volte logo, para acabar com toda maldade e sofrimento dessas crianças!!

    ResponderExcluir